Mãe Coruja Pernambucana

O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida.

Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de 11 Secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.

Papel da Secretaria da SEMEPTQ

No âmbito de atuação do Mãe Coruja, a Secretaria atua na ação Qualifica Mãe Coruja, que consiste na promoção de cursos de qualificação profissional para as mulheres beneficiárias, em formato de oficinas, na perspectiva de inclusão social, melhoria das condições de vida, estímulo à geração de renda e orientação acerca do mundo do trabalho, focando na formação de empreendimentos associativos sustentáveis e solidários, inclusive articulando a possibilidade do acesso ao crédito de forma individual, solidária ou associativa.
O aumento destas possibilidades implica em assegurar às beneficiárias do programa o desenvolvimento pessoal, social e profissional, para que sejam capazes de construir um caminho alternativo, que assegure plena cidadania, oportunidade de geração de renda e inserção no mercado produtivo.

Qualifica Mãe Coruja

A educação profissional, mesmo em formato de oficinas, pode transformar o educando ao longo de sua formação. Por isso, após receber um aprendizado novo e de alta qualidade, e vislumbrar novas possibilidades e conteúdos, bem como reconhecer que é capaz de produzir habilidades com grande eficiência e qualidade, a educanda irá se fortalecer e reconhecer como pessoa, cidadã, profissional e mãe, refletindo diretamente no resgate dos vínculos familiares e qualidade de vida.
Todos os cursos realizados para o Programa Mãe Coruja Pernambucana possuem recreadores para que as alunas possam levar seus filhos durante toda a duração da atividade, que inclui também o fornecimento de lanche diário, material didático e certificado.

A missão da SEMPETQ no Programa

Desde 2011, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação – Sempetq,  tem participado do Programa Mãe Coruja Pernambucana por meio da promoção de cursos de qualificação social e profissional para as mulheres beneficiárias, oferecendo oficinas profissionalizantes  em parceria com o SESI. A partir de 2011 já foram qualificadas 14.990 mulheres em cursos de artesanato, costura, culinária, serviços, estética, decoração, construção de brinquedos e materiais recicláveis, dentre outros. Durante os cursos as alunas recebem todo material didático necessário para as atividades e podem até levar seus filhos porque enquanto estiverem em sala de aula, seus filhos estarão participando de atividades com recreadores do programa. Ao final do curso, as alunas recebem o certificado de conclusão da formação profissional.

O objetivo da Sempetq no âmbito do Programa Mãe Coruja é oferecer, de forma integrada, ações de capacitação em gestão empresarial - em parceria com o Sebrae/PE - e acesso às linhas de microcrédito da Agência de Fomento de Pernambuco - Agefepe, às beneficiárias do Programa Mãe Coruja que participaram dos cursos de qualificação profissional . Serão realizadas oficinas, baseadas nos  conteúdos de “Empreendedorismo: o caminho para o próprio negócio” e “Como administrar seu dinheiro e as vendas”.  No final, elas estarão fortalecidas para montar seu plano de negócio e saber administrar seu dinheiro e o crédito oferecido.

Mãe Coruja - SENAI 2017