Projeto Integra

Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária em Pernambuco

Objetivo Geral:

Fomentar o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários em dois territórios do Estado de Pernambuco, de forma articulada e integrada, como estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável.

Projeto Integra - Economia Solidária

O Projeto prioriza sua atuação em dois territórios selecionados: Santo Amaro e microrregião da Mata Norte. Ele prevê a identificação, seleção e capacitação de 10 Agentes Comunitários de Desenvolvimento Solidário para atuarem na sensibilização, articulação dos territórios priorizados, na perspectiva de elaboração do diagnóstico e elaboração e/ou aprimoramento do Plano de Desenvolvimento Local.

O Projeto atuará na formação e assessoria técnica no atendimento às demandas de 48 empreendimentos econômicos solidários, dentre estes, quatro serão incubados.Trabalhará a gestão do empreendimento, a melhoria do produto com agregação de valor e inovação. Também serão atendidos dois empreendimentos na ação de fomento às finanças solidárias, implantação de um Banco Popular no território de Santo Amaro e apoio a um Fundo Solidário na microrregião da Mata Norte, totalizando 50 empreendimentos contemplados pelas ações do referido projeto.

Contará também com investimentos em melhoria de infraestrutura e processo de gestão de dois espaços multifuncionais, 01 em Santo Amaro e outro no Município de Lagoa de Itaenga que servirão de referência da promoção da economia solidária e do desenvolvimento local sustentável. Quanto à comercialização, ela deverá ser tratada de forma diferenciada em cada território priorizado. No território de Santo Amaro a perspectiva é realizar feiras itinerantes, pois não existe um espaço para uma comercialização em local fixo.

Na Mata Norte, a intenção é realizar feiras itinerantes, mas também potencializar o espaço existente no município de Lagoa de Itaenga, o Centro de Artesanato de Lagoa de Itaenga. Desta forma, o desafio de implantar ações integradas de Economia Solidária, terá como principal indicador de impacto a melhoria na renda e qualidade de vida do público beneficiário, que estima-se ultrapassar mil famílias, além de propiciar a participação, deste público beneficiário, em eventos de comercialização, a exemplo feiras entre outros.

Local de Execução: