Programas de Qualificação

O Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), mantém iniciativas para a formação e a qualificação profissionais de trabalhadores pernambucanos, em todas as regiões do Estado. Em parceria com instituições de referência no ensino profissional, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são realizados cursos e treinamentos de alto nível técnico para valorizar  a mão de obra pernambucana. Conheça nossos programas:

Confira o Manual de Procedimentos para Operacionalização dos Projetos de Formação Profissional_Versão 2018


 



Fortalece Talentos

 

Em 2017, a Sempetq instituiu o Programa Fortalece Talentos com o objetivo de realizar ações de aperfeiçoamento profissional, buscando fortalecer setores econômicos com real demanda no Estado, bem como aperfeiçoar a mão-de-obra de atividades e segmentos diferenciados.

Leia mais...
 
Novos Talentos

O programa Novos Talentos, criado em 2011, já capacitou mais de 30 mil trabalhadores e empreendedores pernambucanos. Tendo por base a gratuidade do Senai, promove cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com foco preferencial nos empreendimentos estruturadores instalados ou em processo de instalação nas diversas Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. O Novos Talentos oferece cursos de aperfeiçoamento (até 100 horas-aula), de qualificação (até 500 horas-aula) e cursos técnicos (a partir de 800 horas-aula) para quem deseja se qualificar numa profissão.

 


Leia mais...
 
Mãe Coruja Pernambucana

O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida.

Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de 11 Secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.

Leia mais...
 
Chapéu de Palha

Como uma das medidas de combate aos efeitos do desemprego em massa decorrente da entressafra da cana-de-açúcar, da fruticultura irrigada e do defeso da Pesca Artesanal, sem a garantia dos benefícios do Seguro-desemprego e de alternativas de sobrevivência, o Governo de Pernambuco instituiu o Programa Chapéu de Palha. O Programa foi concebido para garantir a proteção social dos trabalhadores/beneficiários da poda da fruta na região do Vale do São Francisco, no Sertão; da cana-de-açúcar, nas regiões da Zona da Mata Norte e Sul e dos pescadores de 12 regiões de desenvolvimento no Estado, dedicando um olhar para a transformação da realidade destas famílias. O Chapéu de Palha dedica-se à ações estruturadoras de educação, saúde, cidadania, empregabilidade e preservação do meio ambiente.

Leia mais...